Jaspion simplesmente foi o personagem de tokustasu (seriados japoneses live action - com atores), no estilo metal hero, de maior sucesso no Brasil no fim dos anos 80, junto com os Changeman, Flashman, Jiraya e tantos outros heróis desse gênero que fizeram a cabeça da molecada (e alguma marmanjada). A série foi lançada na extinta TV Manchete em 1988 mantendo a emissora como a líder absoluta de audiência no horário de exibição dos seriados.
Chamo carinhosamente esse estilo de seriado japonês de “toscosatsu” pela baixa qualidade de suas histórias, atuações, efeitos especiais, cenários, figurino, edição, música, sonoplastia, enfim, de tudo que deve importar numa produção televisiva, ehehehe. Mas esse que era o charme do negócio pow! Essa tosqueira era que alegrava a galera! Aquilo era inédito pra muitas das crianças e adolescentes principalmente numa época sem internet! Quem viu e gostava não esquece das aparições do vilão máximo do seriado: “Satangoss! Tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis!”
Curiosamente o Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Jaspion em japonês) não fez tanto sucesso no seu país de origem tendo sido produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 15 de março de 1985 a 24 de março de 1986. Se no Japão Jaspion teve um sucesso médio, no Brasil ele foi um dos maiores fenômenos de audiência e popularidade. No ano de 1987 a distribuidora Everest Vídeo lançou no mercado de VHS (aquelas fitas grandonas que davam mofo facinho) as séries Jaspion e Changeman e em pouco tempo se tornaram uma febre nacional, obrigando a quase todas as locadoras de grande , médio e até pequeno porte, a possuir a coleção completa das duas séries em suas prateleiras. Com todo este sucesso a ida para a televisão no Brasil foi inevitável. Até hoje existem fãs de Jaspion pelo país que se encontram pra ver episódios, fazem cosplay, trocam figurinhas (eu tinha o álbum completo!) e objetos colecionáveis. Bem, os Power Rangers de hoje comem poeira perto de Jaspion e Cia, srsr!
Agradecimento especial ao meu amigo Garcia Jr do Blogarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário