segunda-feira, 1 de junho de 2009

COPA DO MUNDO DE 2014 - BRASIL!


A Copa do Mundo (português brasileiro) ou Campeonato Mundial de Futebol/Campeonato do Mundo/Mundial (português europeu) , é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA. A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial. O Brasil é o País que possui mais títulos mundiais - cinco (1958,1962,1970,1994 e 2002) - e o único a ter vencido o torneio fora do seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934,1938,1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954,1974 e 1990); os bicampeões Argentina, vencedora em 1978 e 1986; e Uruguai, vencedor em 1930 e em 1950; e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Em 2010, será na África do Sul e em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de outubro de 2007. As últimas três Copas do Mundo tiveram 32 participantes, o que provavelmente será mantido para as próximas Copas.
Ontem tivemos o prazer de assistir ao sorteio das cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. As cidades são:
BELO HORIZONTE - MG
BRASÍLIA - DF
CUIABÁ - MT
CURITIBA - PR
FORTALEZA - CE
MANAUS - AM
NATAL - RN
PORTO ALEGRE - RS
RECIFE - PE
RIO DE JANEIRO - RJ
SALVADOR - BA
SÃO PAULO - SP

Sentimos a falta de algumas cidades, tais como: Belém - PA, Alagoas - SE, Campo Grande - MS, Teresina - PI, Palmas - TO, Goiania - GO e São Luis - MA.
São Luis na verdade nem estava na lista de cidades para o sorteio, porque será? Será que é por causa do Maranhão ter o mior índice de pobreza do Brasil? Será porque o Maranhão tem um dos maiores índices de analfabetismo do país? Será porque a nossa infra instrutura é umas piores do Brasil? Saúde, segurança, educação... eita são tantos pontos negativos que temos aqui nesse estado coronelista que dá até vergonha de enumerá-los todos.
Já pensou no que a sediação de jogos da Copa resultaria para o Maranhão? Muitos empregos diretos e indiretos, mais turismo, a infra instrutura iria melhorar, os transportes em geral, palafitas desapareceriam, a Lagoa da Jansen deixaria de feder, os buracos nas ruas seria coisa do passado, teríamos mais hospitais... eita, deixa eu acordar porque esse sonho tá bom demais pra ser aqui no Maranhão e esse tipo de sonho é proibido de se ter aqui. Se isso seria bom para o povo, seria ruim para os nossos governantes, então, deixa isso pra la... vou voltar para a minha realidade de ruas esburacadas, filas gigantescas nos hospitais, analfabetismo campeão, podridão dos esgotos a céu aberto e pobresa extrema!

Fontes pesquisadas: www.copa2014.org.br e Wikipedia